Calculadora de fração - Adição, subtração, divisão e multiplicação de frações online

Calculadora de fração online

As frações são ótimas para resolver problemas matemáticos de todos os tipos, mas as etapas envolvidas podem ser confusas. Portanto, se você precisa realizar operações com frações, apresentamos aqui uma excelente Calculadora de fração. Esta ferramenta oferece soluções explicadas passo a passo, para que você entenda perfeitamente como o cálculo é realizado.

Os professores podem usar a calculadora de fração na sala de aula para ensinar seus alunos como fazer operações com frações. E os alunos serão capazes de usar a calculadora de frações para completar tarefas e obter um entendimento profundo de como trabalhar com frações de forma independente.

Para usar a Calculadora de fração, basta inserir duas frações, escolher o operador matemático com base na operação que deseja realizar e clicar no botão “Calcular”. Após pressionar o botão, a solução explicada passo a passo será exibida automaticamente.

O que é fração?

As frações são um método de expressar matematicamente uma parte de um todo. A parte superior da fração é chamada de numerador e a parte inferior é chamada de denominador. O uso de frações nos permite obter um alto grau de precisão em nossas operações matemáticas.

partes de uma fração

Se você cortar um objeto em partes menores, precisará encontrar uma maneira de expressar cada uma das partes. Por exemplo, você pode cortar um bolo em duas partes iguais para fazer duas metades. As duas metades formam o bolo inteiro.

Você pode escrever isso matematicamente como:

exemplo de frações 01

Tipos de fração

A seguir, explicaremos os diferentes tipos de frações existentes:

Fração Própria

Uma fração própia é toda aquela cujo numerador é menor que o denominador. Ao dividir o numerador de uma fração própria por seu denominador, o resultado será sempre menor que a unidade. Ex: 5/9

Fração Imprópria

As frações impróprias são caracterizadas pelo fato de seu numerador ser maior que o denominador. Isso indica que, em uma fração imprópria, a divisão do numerador pelo denominador resultará em um número maior que 1. Ex: 3/2

Fração Aparente

Uma fração aparente é uma fração que satisfaz uma das seguintes propriedades:
  • O numerador e o denominador são iguais (por exemplo, 3/3 ou 7/7)
  • O denominador é igual a um (por exemplo, 31/1 ou 5/1)
  • O numerador é um múltiplo do denominador (por exemplo, 4/2 ou 20/5)
Podemos concluir que uma fração aparente é simplesmente um número inteiro escrito como uma fração.

Fração Mista

Uma fração mista é uma fração composta por um número inteiro e uma fração própia. Ex:
exemplo de fração mista

Soma de fração | Subtração de fração

Para realizar a adição ou subtração de frações, a primeira coisa que devemos fazer é verificar se os denominadores são iguais ou não, pois disso dependerá a escolha do procedimento a ser realizado.

Adição e subtração de frações com denominadores iguais

Se os denominadores forem iguais, o procedimento é bastante simples: basta adicionar ou subtrair os numeradores para obter o numerador do resultado, e o denominador será o mesmo que as frações da operação. Os exemplos a seguir o ajudarão a entender melhor como adicionar e subtrair frações com o mesmo denominador.

Adição e subtração de frações com denominadores iguais

Adição de fração com denominadores diferentes | Subtração de fração com denominadores diferentes

No caso de somar ou subtrair frações com denominadores diferentes, devemos realizar os seguintes passos:

  1. O resultado da multiplicação do numerador da primeira fração pelo denominador da segunda é adicionado ou subtraído pelo resultado da multiplicação do numerador da segunda fração pelo denominador da primeira. Com isso vamos obter o numerador do resultado.
  2. Multiplique os dois denominadores, com isso obtemos o denominador do resultado.
  3. Simplifique a fração resultante, se necessário.

O exemplo a seguir ilustra perfeitamente o procedimento explicado acima:


Adição e subtração de frações com denominadores diferentes
 

Multiplicação de fração

Para multiplicar frações, precisamos multiplicar os numeradores das frações para obter o novo numerador e, em seguida, multiplicar os denominadores das frações para obter o novo denominador. A fração resultante deve ser simplificada, se possível.

Exemplo:

Multiplicação de fração

Divisão de fração

A divisão das frações é feita por um procedimento muito semelhante ao da multiplicação das frações, com a única diferença de que devemos operar com o recíproco de uma das frações. Em outras palavras, a primeira fração é multiplicada pelo recíproco da segunda fração.

Exemplo:


Divisão de fração