Calculadora regra de três composta e simples - Regra de 3 online

Calculadora de regra de tres online é uma ótima ferramenta capaz de calcular de regra de tres composta e simples. Ele também calcula a regra de três inversa e diretamente proporcional.

Esta calculadora de regra de três possui uma interface amigável que a torna muito fácil de usar. Para utilizar a ferramenta, basta selecionar o tipo de regra de três que você deseja calcular, inserir os valores conhecidos e clicar no botão “Calcular”. A calculadora oferece uma resposta que mostra os passos que devem ser realizados para calcular a solução, o que será muito útil para aprender a fazer uma regra de três.

Calculadora regra de 3 simples diretamente proporcional

Calculadora regra de três simples inversamente proporcional

Regra de tres composta online

Calculadora regra de tres composta diretamente proporcional

a =   c =   e = 
b =   d =   x = 
     

Calculadora regra de três composta inversamente proporcional

a =   c =   e = 
b =   d =   x = 
     

O que é regra de três?

A regra de três é uma das técnicas matemáticas mais versáteis usadas no dia-a-dia para resolver problemas em que existe uma relação de proporcionalidade entre duas ou mais grandezas, direta ou inversa.

A regra de três pode ser classificada em diferentes tipos de acordo com a relação de proporcionalidade que existe entre as quantidades envolvidas e de acordo com o número de relações de proporcionalidade. De acordo com o número de relações de proporcionalidade, podemos dividir a regra de três em dois ramos principais:

  1. Regra de três simples
  2. Regra de três composta

De acordo com o tipo de relação de proporcionalidade, a regra de três pode ser classificada na:

  1.  Regra de três diretamente proporcional
  2. Regra de três inversamente proporcional

Regra de 3 diretamente proporcional

Este tipo de regra de três permite calcular o valor desconhecido de uma magnitude desde que uma relação direta de proporcionalidade possa ser estabelecida com um valor conhecido. Dizemos que existe uma relação proporcional direta entre duas quantidades se o aumento ou diminuição de uma se traduz em aumento ou diminuição proporcional da outra.

Regra de tres inversamente proporcional

A regra de três inversa permite obter o valor desconhecido de uma magnitude quando existe uma relação inversa de proporcionalidade com um valor conhecido. Dizemos que duas quantidades são inversamente proporcionais se o aumento em uma se traduzir em uma diminuição proporcional na outra e vice-versa.

Regra de 3 simples

A regra de três simples é usada para calcular o valor de uma variável desconhecida a partir da relação de proporcionalidade entre duas quantidades. Para implementar esta técnica matemática, três valores conhecidos e uma variável são estabelecidos conforme mostrado na figura a seguir:

regra de tres simples

O tipo de proporcionalidade que determinará se é uma regra de tres simples direta ou inversa é dado pela relação entre os valores A e B.

Regra de 3 simples diretamente proporcional

Para que haja uma relação de proporcionalidade direta, a seguinte condição deve ser atendida:

regra de 3 simples diretamente proporcional 1

Para calcular a variável X  só temos que aplicar esta fórmula:

regra de 3 simples diretamente proporcional 2

A X=BC

X =BCA

Regra de três simples inversamente proporcional

Por outro lado, no caso da relação de proporcionalidade inversa, o cálculo da variável X é realizado aplicando a seguinte fórmula:

Regra de três simples inversamente proporcional

A B=CX

X =ABC

Regra de tres composta

Este tipo de regra de três busca determinar o valor de uma variável desconhecida a partir da relação de proporcionalidade de três ou mais magnitudes. Como na versão simples, existem dois tipos de regras de três compostos, dependendo da relação de proporcionalidade que existe entre as quantidades envolvidas. Podendo ser composta diretamente proporcional ou composta inversamente proporcional.

Regra de tres composta diretamente proporcional

Tomando o exemplo da figura a seguir, onde existem três magnitudes diferentes (A, B e C) e queremos calcular o valor da variável x que é de magnitude C, a regra de tres composta diretamente proporcional pode ser aplicada se a proporcionalidade relação entre as magnitudes A – B e B – C é direta.

Regra de tres composta

Como pode ser visto na imagem anterior, para resolver a regra de três composta, devemos pegar duas das magnitudes das quais temos todos os dados e colocá-las na primeira e na segunda coluna indistintamente e então esticar a variável junto com o valor conhecido da magnitude a que essa variável pertence na última coluna.

Para calcular o valor de X usando a regra composta direta de três para problemas de três magnitudes, só precisamos aplicar a seguinte fórmula:

Regra de tres composta diretamente proporcional

X=A2B2C1A1B1

Regra de tres composta inversamente proporcional

No caso em que as quantidades envolvidas são inversamente proporcionais entre si, devemos aplicar a regra de três compostos inversos para encontrar o valor desconhecido.

Para calcular o valor de X, basta aplicar a seguinte fórmula:

Regra de tres composta inversamente proporcional

X=A1B1C1A2B2