Calculadora tabela verdade online - Calculadora lógica

A calculadora que colocamos em suas mãos é um excelente construtor de tabela de verdade online. Esta calculadora é uma excelente ferramenta para todos aqueles que estudam lógica proposicional ou álgebra booleana. Isso ocorre porque a calculadora tabela verdade online é capaz de trabalhar com declarações lógicas proposicionais complexas.

Se você é um iniciante na lógica proposicional, um instrutor em busca de materiais de ensino ou um profissional que precisa gerar tabelas de verdade como parte de um projeto maior, a calculadora tabela de verdade online é a ferramenta que você está procurando.

p q p^q
F F F
F V F
V F F
V V V

Saiba como usar a calculadora da tabela da verdade online

Usar a calculadora da tabela de verdade online é bastante simples e intuitiva, graças ao seu teclado virtual. Para usá-lo, simplesmente insira a frase lógica na calculadora e pressione o botão  no teclado para obter a tabela verdade. 

Para construir as sentenças, você tem 4 proposições no teclado da calculadora, que são p, q, r e s. Mas você pode usar quantas variáveis ​​precisar usando o teclado do seu dispositivo.

A tabela a seguir mostra a função de cada botão no teclado virtual.

BotãoFunção
Proposições simples p, q, r, s
Parêntese
Operador lógico de negação
Operador de conjunção lógica
Operador lógico de disjunção
Operador lógico condicional
Operador lógico bicondicional
Operador XOR

Noções básicas de álgebra booleana e lógica proposicional

A álgebra booleana é um sistema de álgebra no qual existem apenas dois valores possíveis para uma variável (frequentemente expressa como verdadeiro e falso ou como 1 e 0).

Uma proposição é uma coleção de declarações declarativas que possuem um valor de verdade “verdadeiro” ou um valor de verdade “falso”. Denotamos variáveis ​​proposicionais com letras maiúsculas (A, B, etc.). Os conectivos conectam variáveis ​​proposicionais.

Uma tabela verdade é uma ferramenta visual, na forma de um diagrama de linha e coluna, que mostra a verdade ou falsidade de uma premissa composta. É uma forma de organizar a informação para listar todos os cenários possíveis com base nas premissas fornecidas.

Operadores lógicos básicos

Na lógica proposicional, cinco operadores lógicos são geralmente usados, que são:

  • Ou (∨) – disjunção
  • E (∧) – conjunção
  • Não (~) – negação
  • Se-então (→) – condicional
  • Se somente se (↔) – bicondicional

Tabela verdade disjunção - Tabela verdade do ou

A operação OU de duas proposições p e q (escritas como p ∨ q) é verdadeira se pelo menos algumas das variáveis ​​proposicionais p ou q forem verdadeiras.

A tabela verdade é a seguinte:

Tabela verdade disjunção

Tabela verdade conjunção

A operação de conjunção de duas proposições p e q (escritas como p ∧ q) é verdadeira se ambas as variáveis proposicionais p e q forem verdadeiras.

Negação

A negação de uma proposição p (escrita como ~ p) é falsa quando p é verdadeira e é verdadeira quando p é falsa.

Tabela verdade negação

Tabela verdade se então - Condicional

Um condicional p → q é a declaração “se p, então q”. É falso se p for verdadeiro eq for falso. Os outros casos são verdadeiros.

Tabela verdade condicional

Tabela verdade se somente se - Bicondicional

p ↔ q é um conectivo lógico bi-condicional que é verdadeiro quando p e q são iguais, ou seja, ambos são falsos ou ambos são verdadeiros.

Tabela verdade bicondicional