Se você está procurando uma ferramenta online para calcular o média, desvio padrão e variância, compartilhamos com você esta Calculadora de desvio padrão. Nossa ferramenta matemática, além de calcular o desvio padrão, também lhe dá o passo a passo de toda a operação, oferecendo diferentes resultados valiosos como a variância e a média.
Esta calculadora, além de ajudá-lo a fazer o cálculo de forma rápida e fácil, oferece a oportunidade de aprender passo a passo a operação de desvio padrão. Abaixo também compartilharemos conceitos básicos sobre o tema que podem lhe interessar caso tenha alguma dúvida para que possa resolvê-la imediatamente.
O desvio padrão é uma medida da dispersão dos dados e é um dos métodos básicos de análise estatística. É comumente abreviado como SD e é representado pela letra grega ‘σ’ e indica o valor de quanto se desviou do valor médio. Se obtivermos um desvio padrão baixo, significa que os valores tendem a ficar próximos da média, enquanto um desvio padrão alto nos diz que os valores estão longe da média.
A fórmula do desvio padrão é calculada usando a raiz quadrada da variância, e a variância do conjunto de dados é a distância quadrada média entre o valor médio e cada valor de dados.
Na fórmula do desvio padrão, μ é a média, x é a variável que se refere ao valor de cada um dos dados e N é o número de dados. Se seus dados corresponderem a valores de amostra, você deve calcular desvio padrão com a seguinte fórmula:
Para calcular o desvio padrão apresentamos 6 passos muito simples de seguir. Para isso, forneceremos um conjunto de 6 dados.
Passo 1: encontre a média
É tão simples quanto adicionar os dados existentes e dividir o resultado pelo número de dados
Passo 2: agora calcule o desvio da média de todos os dados. Você faz isso subtraindo a média de cada um dos dados para encontrar os desvios da média.
Como a média é x̅ = 38, subtraímos 38 de cada dado.
Passo 3: o próximo passo é calcular o quadrado de cada um dos desvios da média. Assim, ao multiplicar cada valor por ele mesmo, obtemos o resultado positivo.
Passo 4: em seguida, você deve adicionar todos os resultados do cálculo dos quadrados do passo anterior, soma de todos os desvios quadrados.
Passo 5: para encontrar a variância, você deve dividir o resultado acima, a soma dos quadrados, por (n-1) para amostras ou N para população.
Neste caso o número de amostras é 6, então seria, n= 6
Passo 6: o último passo é tirar a raiz quadrada da variância e com isso temos
Finalmente temos que SD = 11,31, o que indica que cada dado desvia 11,31 pontos da média.
O desvio padrão é usado para medir a dispersão de valores em um conjunto de dados.
Pessoas e empresas usam o desvio padrão o tempo todo em diferentes campos para obter uma melhor compreensão dos conjuntos de dados.
Os exemplos a seguir explicam como o desvio padrão é usado em diferentes cenários da vida real.
O desvio padrão é amplamente utilizado na previsão do tempo para entender quanta variação existe nas temperaturas diárias e mensais em diferentes cidades.
Os analistas de seguros geralmente calculam o desvio padrão da idade das pessoas que seguram para que possam entender quanta variação existe entre as idades das pessoas que seguram.
Na área imobiliária, é amplamente utilizado para descobrir o desvio padrão dos preços da habitação em áreas residenciais específicas. Desta forma, seus clientes são informados das variações de preços que são tratadas de acordo com a área.
Assim como também pode ser calculado para metros quadrados, para conhecer a variação destes em diferentes áreas residenciais.
Para saber o tipo de salário que pode ser oferecido em uma empresa em determinada área, o especialista em recursos humanos calcula o desvio padrão. É assim que avaliam que tipo de salário podem oferecer aos seus novos trabalhadores
Os profissionais de marketing costumam usar o desvio padrão para entender o desempenho de seus anúncios.
Ele é amplamente usado para analisar a receita obtida por anúncio para que você possa entender quanta variação esperar na receita de um determinado anúncio.
Os profissionais de marketing também calculam o desvio padrão do número de anúncios usados pelos concorrentes para entender se os concorrentes estão usando mais ou menos anúncios do que o normal durante um determinado período.